sábado, 30 de junho de 2007

Carlos Zílio



Carlos Zílio

Identidade Ignorada, 1974
fotografia

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Vera Chaves Barcellos



Vera Chaves Barcellos

Testarte III, 1976
(série de fotografias, detalhe)

Vera Chaves Barcellos



Vera Chaves Barcellos

On Ice (série de fotografias, detalhe), 1978

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Waltércio Caldas



Waltércio Caldas

Dado no gelo, 1976
Fotografia colorida,
40cm x 60cm x 0 cm

Paulo Bruscky




Paulo Bruscky

Dados Biográficos, 197?

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Paulo Roberto Leal



Paulo Roberto Leal

Sem Título, 1976
Técnica mista sobre tela,
90 cm x 90 cm

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Paulo Roberto Leal



Paulo Roberto Leal

Sem Título, 1976
Técnica mista sobre tela, 70x70cm

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Waltércio Caldas







Waltércio Caldas

Como funciona a máquina fotográfica?, 1977
fotografia, 40 x 30 cm
Coleção do artista

Waltércio Caldas












Waltércio Caldas

Estudo sobre a vontade, 1975
fotografia (série de cinco), 24 x 30 cm (cada)
Coleção Dimitra Filippou, Grécia

Ivald Granato



















Ivald Granato

O Domador de Boca, 1978
Publicação/livro de artista
Edição de 400

Anna Maria Maiolino


Anna Maria Maiolino

De: Para (Série Fotopoemação), 1974
fotografia,
45 x 50 cm
Coleção da artista

Anna Maria Maiolino


Anna Maria Maiolino

Buracos, 1975 (refeito em 2000)
desenho objeto, 72 x 72 cm

Ana Maria Maiolino


Ana Maria Maiolino

Mais Buracos, 1975(refeito em 2000)
desenho objeto, 72 x 72 cm

Paulo Roberto Leal


Paulo Roberto Leal

Armagem , 1974
dobradura de papel e acrílico,
60 x 60 x 10 cm

Anna Maria Maiolino



Anna Maria Maiolino

Sem Título, 1973
desenho objeto (papel, tinta, linha), 53 x 53 cm

Paulo Roberto Leal


Paulo Roberto Leal

Armagem, c. 1972
papel sobre aglomerado em caixa de acrílico,
70,5 x 70,5 x 6,4 cm

Anna Bella Geiger


Anna Bella Geiger

Mapas Elementares (nº 1), 1976
Vídeo, Duração: 3 min

Um registro em plano-seqüência da artista desenhando um mapa mundi. Ao final, a representação do território brasileiro é destacada, tendo sua extensão completamente pintada/preenchida com uma caneta preta, o que, por sua vez, estabelece um diálogo sincrônico entre as imagens e a música de Chico Buarque, que relata a situação crítica que o país vivenciava nos anos setenta.


Anna Bella Geiger

Mapas Elementares (nº 2), 1977
Vídeo, Duração: 3 min

"Mapas topológicos onde domina como resultado a invariabilidade de dimensões da América Latina, seja a nível econômico seja a nível cultural."
• Fonte: Catálogo do "I Encontro Internacional de Vídeo-Arte de São Paulo" (MIS-SP, 1978).


Anna Bella Geiger

Mapas Elementares (nº 3), 1977
Vídeo, Duração: 3 min 20 seg

A câmera em plano-seqüência registra o processo de desenho da artista, tendo como fundo o bolero "Virgem Negra". Neste caso, são efetuadas quatro imagens: uma figa (amuleto), a mulata, a muleta, e, por fim, o mapa da América Latina.

in: http://videoarte.cjb.net/

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Paulo Bruscky



Paulo Bruscky

America Latina, 1976
arte postal

Ivens Machado



Ivens Machado

Mapa mudo, 1979
Concreto armado e cacos de vidro,
150 x 150 x 18 cm
Col. Giberto Chateaubriand / MAM-RJ

terça-feira, 12 de junho de 2007

Nenna



Nenna

série BANDEIRAS, 1970/72
papel recortado e espelho
Col. Hilal Sami Hilal

Nenna













Nenna
(Atílio Gomes)


Estilingue, 1970

árvore, plástico, gêsso e pigmento - Praia do Canto, Vitória-ES
intervenção urbana e happening
(fotos de Sagrilo para registro e documentação)



Pioneiro na implantação da linguagem contemporânea na arte produzida no Espírito Santo, o jovem Atílio Gomes (que mais tarde adotou o nome artístico de Nenna), menino de 18 anos, concretizou a primeira manifestação plástica de vanguarda da cidade (Vitória). Dispensou a galeria, elegeu a cidade como campo de ação e transformou uma pacata rua em museu aberto, com seu Estilingue Gigante.
Era madrugada de um domingo de junho de 1970, época de repressão, e com medo de alguma represália o artista falsificou uma autorização assinada por Joaquim José da Silva Xavier. Ele mesmo, o Tiradentes, que segundo o documento, trabalhava na prefeitura e autorizava a intervenção de arte pública na cidade.
A árvore foi revestida de gesso com pigmento amarelo e duas tiras de plástico preto foram amarradas aos troncos. Nas tiras, ele prendeu uma atiradeira de plástico vermelho, e tava pronto o estilingue em grande escala que surpreendia os transeuntes habituais das manhãs de domingo. Mas tudo transcorreu em paz, o teor crítico não foi percebido naquele momento.
Nenna ajudou a ativar a percepção de indivíduos que viviam numa cidade completamente carente e careta artisticamente. Tinha até fundo musical com violão, violino e flauta no happening.



referências: http://www.overmundo.com.br/overblog/estilingue-gigante-e-oceano-de-luz

Gastão de Magalhães



Gastão de Magalhães

Typology of my body, 1977
Vídeo, duração: 5'


"A indagação do próprio corpo do artista como obra de arte através de uma experiência temporal (inspiração/expiração)".
• Fonte: Catálogo do "I Encontro Internacional de Vídeo-Arte de São Paulo" (MIS-SP, 1978).

In:http://videoarte.cjb.net/

Gabriel Borba



Gabriel Borba

Me, 1977
Vídeo, duração: 3' 40"

Em um único plano-seqüência, a câmera enquadra o rosto de Gabriel Borba refletido em um espelho. O primeiro gesto do artista é circunscrever este campo videográfico com uma caneta (configurando um novo retângulo na imagem) para, a seguir, espalhar com a mão uma tinta sobre este espaço delimitado. Deste modo, a sua face vai sumindo progressivamente do espelho, e ao final resta somente uma forma branca, espessa, onde são inseridas, uma após outra, as letras "M" e "E", formando a palavra que dá título ao vídeo.

fonte: http://videoarte.cjb.net/

Ivens Machado



Ivens Machado

Cerimônia em três tempos, 1973

Madeira, azulejos, ralos metálicos, trilho e ganchos de ferro de açougue e trazeiro de boi de fibra,
1000 x 1000 x 500 cm
Col. Giberto Chateaubriand-RJ

Ivens Machado



Ivens Machado


Painel de azulejos, 1973

Painel de azulejos com ralo metálico e trouxa de bandagens
Coleção particular

Anna Bella Geiger



Anna Bella Geiger


Brasil Nativo / Brasil Alienigena, 1977

Série de 9 pares de cartões-postais da Bloch Editores e fotografias da artista por Luiz Carlos Velho, Edição de 5
110 x 32 cm


sábado, 9 de junho de 2007

Anna Bella Geiger





Anna Bella Geiger

O Pão Nosso, 1978
Fotografia em cartão postal, serigrafia, sacola de papel, 36 x 60 cm
Edição de 5

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Waltércio Caldas




Waltércio Caldas

Garrafas com Rolha, 1975
ferro pintado e cortiça,
23,5 x 17 x 10 cm
Coleção Particular

Artur Barrio





















SITUAÇÃO T/T1, ........................................................................................1a PARTE
OU
14MOVIMENTOS

1 - (DES) + DOBRAMENTO DO CORPO EM FUNÇÃO DO QUE SE VÊ SENDO FEITO -.......ÁREA AMBIENTE....................
2 - PENETRAÇÃO DE UMA DAS MÃOES EM (N) + UMA PEQUENA LUVA DE BORRACHA ................................................. AMARELA ..................ESFORÇO...................PRESSÃO.........DIFICULDADES.........CIRCULATÓRIAS........8.........8................
11 - SONS......................................SOM..........................................SOM...........................................................................................
3 - MANUESEIO DE CARNE EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO................................................................................................
.......INÍCIO...............
____10...........CHEIRO..............................................EMÓRIA.............................TEMPO................................................................
____ FUMAÇA....................OLFATO...............................
4 - ABRIL..................................................................1970...................................................................................BARRIO.................
10 - .......................................................................................................................................................................................................
8 - ...................................LI......................................................BERD..................................................................ADE........................
5 - ETC......................................................................................... ___................................................................................................
.....................................................................................................____................................................................................................
7 - IDÉIAS............................................................................ELÉTRICAS...........................................................................................
.............................................................................................................................................................................................................
8 - SUORCHEIROSENSAÇÃO.........................................................ROUPAPEL............................................................................
......PELSOBREPAPEL............................................................ESFREGANDOROÇANDO..............................................................
........................................................................................PÊLOCOMPLETO.....................................................................................

MATERIAL UTILIZADO NA PREPARAÇÃO DAS T.E:
SANGUE , CARNE, OSSOS, BARRO, ESPUMA DE BORRACHA, PANO, CABO (cordas), FACAS, SACOS, CONZEL, ETC

A realização da 1a parte da situação T/T1 (ou preparação das T.E. teve lugar na noite de 19 para 20 de abril de 1970 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Artur Barrio




Artur Barrio

SITUAÇÃO T/T1 (2a parte), 1970
ação / intervenção urbana















Trabalho realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 20 de abril de 1970.
LOCAL: em um rio/esgoto, colocação de 14 T.E, Parque Municipal.

PARTICIPAÇÃO: de público em geral, aproximadamente 5.000 pessoas. este trabalho (colocação das T.E.no local) teve início pela manhã, sendo que as cenas registradas comentam visualmente o que aconteceu a partir das 3 horas(15 hs) com a afluência/participação popular e mais tarde com a intervenção em princípio da polícia e logo após do corpo de bombeiros - os registros foram feitos anonimamente, em meio à (da) massa popular, é claro.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Hélio Oiticica















Hélio Oiticica

Cosmococa, Program in Progress, CC3 Maileryn, 1973

Série de slides projetados, balões infláveis e música
Instalação recriada no Wexner Center for the Arts, em 2001

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Gabriel Borba




Gabriel Borba

Nós, 1975
colagem e off-set sobre papel
Do livro de artista "Träma" (de Gabriel Borba e Maurício Fridaman)
12 páginas, tiragem de 200 exemplares

domingo, 3 de junho de 2007

Paulo Bruscky



Paulo Bruscky
Cédula de identidade, c.1978
Cópia colorida, 28 x 21.5 cm

Título da borda de uma das fotos. Reproduções em negativo de fotos de passaportes. O auto-retrato tem cópia colorida de vegetais onde deveria estar o cérebro.

Paulo Bruscky




Paulo Bruscky
Confirmado: é arte, 1977
Carimbo e decalque sobre cartão postal
Acervo MAC-USP

Regina Vater




Regina Vater
POhEMA (da série Art), 1978
Poesia Visual; postal

Regina Vater



Regina Vater
Parisse (da série Camas around the world), 1974
Poema Visual; arte postal


Parte da série "Camas around the world" 1974-75 na qual a intenção da artista era de fotografar as espumas de seus sonhos e pesadelos nas camas que ocupou durante uma viagem solitária de dois anos pelas cidades de Paris, Veneza, Lisboa, Atenas, Nova York, Nova Orleans, Guatemala, Barranquilha, Cartagena, Bogota, Lima, Buenos Aires.

Geraldo Anhaia Mello







Geraldo Anhaia Mello

A Situação, 1978
vídeo, 9 min.
Formato original: Portapack (1/2 polegada, open reel, Sony)


Numa mesa de bar, o autor bebe 2 litros de pinga e tenta fazer um "brinde" à situação cultural, política e econômico brasileira.
"Eu fiz essa fita tomando tomando dois litros de pinga. Eu falava sempre o mesmo discurso: 'A situação política, econômica, cultural, brasileira'. Que era só o que se falava na época! Todo mundo se sentava nas mesas para falar mal do governo, ou para falar da situação, para se lamentar em geral. E é gozado que eu acabei ganhando um prêmio de melhor ator, porque achavam que eu fingia que estava bêbado. Fingia nada, eu estava ficando bêbado mesmo! Eu tomei dois litros de pinga em nove minutos, e o contra-ponto era só a batida do copo. E cada vez que batia a mão eu tomava um copo de cachaça inteiro. Eu estou completamente bêbado ao final dos primeiros quatro minutos. Depois, nos últimos cinco, eu vou me dissolvendo na frente da câmera".

• Fonte: Depoimento cedido pelo autor (São Paulo. 29/11/2001).In: http://videoarte.cjb.net/

Paulo Herkenhoff







Paulo Herkenhoff

Estômago Embrulhado - Jejum, 1975
Vídeo, 8 minutos
Formato original: Portapack (1/2 polegada, open reel, Sony)


O artista defronte a câmera, em tempo-real, mastiga e engole notícias de jornal sobre a censura no Brasil em plena época da ditadura.
"Trabalho dividido em três partes:
1º) 'Fartura' - Comer uma notícia de jornal e retransmití-la às pessoas.
2º) 'Jejum' - Entalar-se com notícias sobre censura.
3º) 'Sobremesa' - Comer arte feita com jornal; no caso uma obra de Antônio Manuel."

• Fonte: Catálogo do "I Encontro Internacional de Vídeo-Arte de São Paulo" (MIS-SP, 1978).In: http://videoarte.cjb.net/